Por ocasião da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a Campanha Global pela Educação (CGE) e o fundo global A Educação Não Pode Esperar (ECW) apelam conjuntamente os governos e a comunidade de doadores a fornecer recursos para ECW para assegurar a educação daqueles que são mais afetados por emergências e crises.

A pandemia da COVID-19 teve um impacto dramático nos sistemas educacionais do mundo, causando o fechamento das escolas em mais de 160 países e afetando mais de 1 bilhão de alunos.

Esse impacto foi sentido de forma mais dramática em contextos de emergência onde a educação foi interrompida por conflitos armados, deslocamento forçado, desastres induzidos pelas mudanças climáticas e crises prolongadas.

Com financiamento oportuno e previsível recebido de muitos doadores desde 2016, os investimentos da ECW atingiram quase 3,5 milhões de crianças e jovens até o final de 2019 em 30 das piores crises humanitárias do mundo. Por sua vez, a CGE continua a ser o maior movimento global da sociedade civil trabalhando para garantir o direito à educação para todos e para promover a participação da sociedade civil a fim de melhorar os mecanismos de tomada de decisão e os processos de responsabilização.

A CGE e a ECW trabalham incansavelmente para concretizar o direito à uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos. Esse direito só pode ser garantido se o financiamento oportuno e previsível for garantido para os sistemas educacionais ameaçados ou afetados por emergências e se a participação da sociedade civil for reconhecida como essencial para melhorar os mecanismos de tomada de decisão e os processos de responsabilização.

Um montante adicional de US $ 300 milhões é necessário para apoiar a resposta educacional de emergência da ECW à pandemia da COVID-19 em crises em curso.

Tal compromisso permitirá que a ECW alcance cerca de 9 milhões de crianças até 2021 e permitirá que os frágeis sistemas de educação pública sejam fortalecidos ou reconstruídos, cumprindo assim a promessa de alcançar uma educação igualitária e gratuita para todas as crianças, especialmente aquelas deixadas para trás.

Apelamos aos doadores, governos e agências para AUMENTAREM o seu apoio à ECW este ano. Estamos em uma corrida contra o tempo: milhões de crianças e jovens vulneráveis precisam de ajuda urgente para proteger suas vidas e seu futuro.

A Campanha Global pela Educação (GCE) é um movimento da sociedade civil que tem como objectivo acabar com a exclusão na educação. A educação é um direito humano básico, e a nossa missão é assegurar que os governos actuam agora para garantir o direito de todos a uma educação pública gratuita e de qualidade.